Eu Coaph Eu Coaph

CUIDADOS COM A SAúDE

Como lidar com a convulsão.

Convulsões fazem parte da rotina de muitos brasileiros e afetam milhares de vidas todos os dias. Acontecem de maneira inesperada e devem ter diagnóstico e tratamento rápidos para que não venha a ser fatal.

Saber como proceder nessas situações é fundamental para lidar com elas. Neste artigo vamos explicar o que pode ocasionar uma convulsão e o que pode ser feito quando ela ocorre com alguém próximo. 

 

O que causa a convulsão?

As convulsões são contrações da musculatura do corpo, que acontecem involuntariamente, sendo em parte ou no todo, e são causadas por uma atividade elétrica anormal em áreas específicas do cérebro. 

Esse tipo de problema pode ser parcial, quando apenas uma parte do cérebro recebe uma descarga de impulsos elétricos totalmente desorganizados, ou generalizados, quando atinge todo o cérebro.

 

Como agir quando ocorre uma convulsão?

Quando uma pessoa tem convulsões, geralmente apresenta contrações involuntárias que fazem com que se debata de forma contínua, gerando um enrijecimento muscular e um olhar fixo, como se estivesse paralisado.

Além disso, as convulsões acontecem de forma inesperada, podendo surgir em qualquer momento ou qualquer lugar. Por isso se alguém próximo apresentar os sintomas é preferível que:

  1. Deite a pessoa de lado para evitar o sufocamento com saliva ou com vômito;
  2. Afaste qualquer objeto que possa machucar a vítima;
  3. Faça uma proteção para a cabeça da pessoa convulsionada;
  4. Não forçe, em nenhuma ocasião, a abertura da boca da vítima, com risco de acidentes graves ao socorrista
  5. Ligue para uma equipe de socorro pelo 0 192 ou para a equipe do EuCoaph.

 

E lembre-se: manter a calma na hora de auxiliar alguém que está convulsionado é imprescindível. Uma ação incorreta pode machucar tanto a vítima como a quem está ajudando. Sempre escolha procurar ajuda de profissionais da área.

 

Além de saber o que deve ser feito em casos de convulsão é muito importante chamar atenção para o que não fazer

  1. Não jogar água
  2. Não dar tapas para que a pessoa retorne ao estado de consciência
  3. Não segurar ou tentar prender a pessoa
  4. Não colocar objetos ou o dedo dentro da boca da pessoa em crise
  5. Não medicar
  6. Não oferecer nada para a pessoa em crise cheirar.

 

Essas instruções são básicas para tratar imediatamente de alguém que tem convulsão, mas lembre-se sempre de buscar ajuda profissional.

Como o EuCoaph pode te ajudar ?

É um serviço de emergências e urgências, sendo assim, possui ambulâncias, equipamento e profissionais capacitados para realizar atendimento de socorro 24h. Além disso, uma de suas maiores vantagens é a sua rapidez para chegar até o paciente. 

Quer saber mais? Clique na aba de serviços e consulte qual deles é o melhor para você.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments